O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, defendeu o valor do ensino das escolas e universidades católicas, como formadoras do homem e que desafiam à sociedade atual a reemprender "uma e outra vez seu compromisso com a dignidade humana".

"Uma geração não pode dedicar-se a relativizar os valores, a problematizar as virtudes humanas e a fazer ouvidos surdos às exigências do amor sem criar um grave dano social, decadência humana e moral. Toda escola e toda universidade estão chamadas a ir a outra direção e a ser as expressões mais claras do compromisso com a dignidade humana dos alunos, como serviço essencial às famílias e à sociedade", afirmou em sua carta semanal "A dignidade humana, chave da educação católica".

Os centros católicos, recordou, incorporam em seu projeto educativo a verdade fundamental de que "em Deus se encontra a fonte da dignidade humana", a que "gera um estilo de educar próprio, animado pelo espírito evangélico de liberdade e de amor".

"A educação católica entende que a qualidade do ensino está vinculado à visão cristã do homem e do mundo, que lhe contribui a fé. Não se reduz nem a um tempo nem a uma atividade especializada: está presente em todo o que fazer educativo do colégio ou da universidade, de tal maneira que o aluno adquira uma verdadeira síntese de fé, cultura e vida", indicou.

Dom García-Gasco afirmou que Cristo é um exemplo a imitar pelos alunos e destacou que o humanismo cristão, cujo coração é o projeto divino, ensina aos jovens "a concepção da vida aberta a Deus, que ama a cada pessoa e a convida a fazer-se cada vez mais segundo a imagem de seu Filho".

"O elemento primitivo, o ponto principal de toda a educação, está na concepção da pessoa que se pretende formar e que subjaze a todo projeto educativo, tanto na escola estatal como em qualquer outro tipo de educação", explicou.

O texto na íntegra pode ser lido, em espanhol, no link: http://www.archivalencia.org/contenido.php?pad=81&modulo=42&id=1246&v=41&id_autor=2