O Papa Bento XVI nomeou hoje ao sacerdote italiano Paolo Pezzi, de 47 anos de idade, e até agora Reitor do Seminário Maior Maria Rainha dos Apóstolos, em São Petersburgo (Federação Russa), novo Arcebispo metropolitano da arquidiocese da Mãe de Deus, em Moscou, em substituição de Dom Tadeusz Kondrusiewicz, desde hoje Arcebispo metropolitano de Minsk-Mohilev, na Bielorrússia.

Dom Pezzi nasceu em Russi (Itália) em 18 de agosto de 1960; realizou seus estudos de Filosofia e Teologia entre 1985 e 1990 na Pontifícia Universidade de Santo Tomás; foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1990, na Fraternidade Sacerdotal dos Missionários de São Carlos Borromeu (FSCB). Posteriormente obteve o doutorado em Teologia Pastoral pela Universidade Lateranense com o tema "Os católicos na Sibéria, as origens, as perseguições, o hoje".

O eleito arcebispo foi Diretor do jornal católico e Decano da região central da Sibéria, na atual diocese da Transfiguração em Novosibirsk (1993-1998); Vigário Geral da FSCB (1998-2005); desde 1998 até a data foi o responsável pelo Movimento Comunhão e Liberação na Rússia; professor no Seminário Maior Maria Rainha dos Apóstolos de São Petersburgo e Reitor do mesmo desde 2006.

Fala russa, inglês, espanhol e francês.

A arquidiocese da Mãe de Deus tem uma superfície dois milhões 629 mil quilômetros quadrados e uma população de quase 59 milhões de habitantes, dos quais são católicos 200 mil. O novo arcebispo conta com 128 sacerdotes e 267 religiosos.

Por sua parte, Dom Kondrusiewicz foi transferido, depois de 16 anos, da arquidiocese da Mãe de Deus em Moscou a de Minsk-Mohilev, na Bielorrússia.

Dom Kondrusiewicz foi nomeado Arcebispo da Mãe de Deus em 1991 por João Paulo II depois da queda do comunismo e a desagregação da União Soviética. Desenvolveu um intenso trabalho pastoral que significou a reconstrução de todas as estruturas eclesiásticas da Igreja na Rússia.

A arquidiocese de Minsk-Mohilev tem uma superfície de 69 mil e 800 quilômetros quadrados e uma população de quatro milhões 800 mil habitantes, dos quais 210 mil se declaram católicos.