O Bispo Auxiliar de Caracas, Dom Nicolás Bermúdez, afirmou que a Igreja não se opõe a que se acostumem às ideologias que existiram no mundo, como o marxismo, mas advertiu que uma coisa é acessar ao conhecimento e outra muito distinta é que se pretenda doutrinar à população lhe impondo um só tipo de educação.

"Todo homem tem direito a conhecer. Os venezuelanos devem conhecer a história e os dogmas que existiram e o que têm proposto. O conhecimento não é problema, o problema vem se pretende doutrinar. O importante é que haja autêntica liberdade de ensino e de profissão de fé", expressou em conferência de imprensa.

As declarações do Prelado se deram logo depois que o Presidente Hugo Chávez afirmou que se as escolas particulares, entre elas as católicas, não adotam o sistema educativo bolivariano, serão intervindas e nacionalizadas.

Dom Bermúdez solicitou ao Governo reconhecer a contribuição da Igreja na formação de milhões de venezuelanos e exigiu que lhe permitisse continuar fazendo. "A Igreja é parte da vida venezuelana e sempre cumpriu a Constituição, por isso reclama e tem direito a seguir ensinando aquilo para o qual existe, que é o evangelho e a palavra de Cristo", assinalou.

O Bispo Auxiliar de Caracas disse que a Comissão Episcopal de Educação avaliará o novo currículo elaborado pelo Ministério de Educação e próximo formulará suas observações. O texto estabelece que aos alunos de último ano lhes ensinem "diversas concepções do pensamento ideológico religioso que se debatem no mundo atual. Sua influência na situação geopolítica", assim como "marxismo leninismo como corrente ideológica e o pensamento socialista no contexto atual".