Em um comunicado oficial assinado pela Presidência da Conferência Episcopal Peruana (CEP), os bispos esclareceram que a Igreja não está contra "que se aproveitem devidamente os recursos naturais do país, incluída a riqueza mineira" e recordaram "que quando a Igreja quer expressar-se institucionalmente, faz apenas através de seus Pastores reunidos na Conferência Episcopal".

Nos últimos dias, o Governo verteu críticas contra a Igreja pelo apoio de alguns membros do clero aos protestos contra um projeto de investimento mineiro no norte do país.

Embora o texto da Presidência da CEP não menciona os questionamentos, sim recorda que "o progresso do Peru exige a todos diálogo, formar bem as consciências, dar e ter acesso a informação plena e adequada, escuta e abertura generosa para alcançar juntos a verdade, mais até em momentos em que se faz necessário nos revestir de confiança e esperança para construir juntos um país no que todos tenhamos espaço e possibilidade de desenvolvimento".

O comunicado, intitulado "Para um rosto humano da Mineração", também recorda que as diversas fontes de riqueza material com as que conta o país, "bem utilizadas, permitem um significativo crescimento das atividades econômicas, da arrecadação fiscal, e dos investimentos em desenvolvimento social nas regiões do país. Desta maneira, podem colaborar ao progresso da nação e ao bem comum de todos os peruanos".

"Neste contexto, a Igreja não pode ser contrária a que se aproveitem devidamente os recursos naturais do país, incluída a riqueza mineira e respira que se avance naqueles aspectos que permitam  obter ‘essas condições de vida mais humanas’, –um rosto humano da mineração– que Sua Santidade, o Papa Bento XVI, solicitasse recentemente em Aparecida, Brasil", indicaram os bispos.

Do mesmo modo, pediram que "com o esforço de todos se siga diminuindo" a percentagem de peruanos que vivem na pobreza a fim de resolver "as dificuldades que possam surgir na hora de promover investimentos, tanto no referente à proteção ambiental como no desenvolvimento social, de modo que se possa alcançar consensos perduráveis para o bem comum da Nação".