O candidato presidencial e presidente do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), Miguel Vargas Maldonado e Ramón Alburquerque, uniram-se às vozes contrárias a despenalização do aborto.

Por separado, os dirigentes se proclamaram defensores da vida e reconheceram que esta "é o mais sagrado que há, somos defensores permanentes da vida humana e não vamos mudar esse pensamento".

Por sua parte, o secretário geral do Partido Reformista Social Cristão (PRSC), Víctor Gómez Casanova, visitou arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez para solidarizar-se com sua posição contra a despenalização do aborto e reiterar o apoio de seu candidato presidencial Amable Aristy Castro.

Também disse ao Cardeal que instruíram a todos seus legisladores para que se oponham contundentemente a despenalização do aborto que se debate no Congresso Nacional.

Do mesmo modo, responsabilizou ao presidente Leonel Fernández e ao Partido da Libertação Dominicana (PLD) de assumir uma atitude irresponsável e de dupla moral frente ao tema do aborto.