O Bispado de Ibiza anunciou hoje que empreenderá ações judiciais contra o Museu de Arte Contemporânea de Ibiza (MACE) se não retirar as obras que fundem imagens religiosas com representações pornográficas na exposição "Vamos a Ibiza", de Ivo Hendricks, localizada por esta entidade na antiga igreja de Hospitalet.

Além disso insistiu, mediante um comunicado, aos responsáveis pelo mesmo que tomem medidas pertinentes "para que estes fatos não se repitam", ao considerar que são ofensivas para os católicos.

As causas se devem a que a sede em que se localiza esta mostra -que serve na atualidade como baluarte de MACE, já que suas instalações se encontram em obras- encontra-se em uma infra-estrutura cedida pelo Bispado de Ibiza em 1997 à Fundação Diocesana Isidor Macabich, a qual, a sua vez, transferiu-a ao Patronato Municipal do Museu.

Por isso, o Bispado recordou a sua diretora, Elena Ruiz, "que tal cessão compreende realizar ali as atividades estabelecidas nos estatutos reitores de tal acordo entre os que não se contempla a ofensa aos sentimentos dos católicos e a injúria às pessoas".

Além disso, o contrato estabelece "que anualmente as duas partes contratantes pactuem, de mútuo acordo, o calendário de conteúdos das atividades relativas à sua utilização", uma norma que se haveria "descumprir para surpresa" dos integrantes da Fundação diocesana.

Deste modo, conforme esgrimiu o responsável por Comunicação do Bispado de Ibiza, José Luis Moyá, "é evidente a ofensa em nossa própria casa", causa pela que mostrou "sua mais enérgica e terminante reprovação e rechaço ao conteúdo de algumas obra expostas que ofendem os sentimentos dos católicos".

Para Moyá, "não se pode entender como o abuso da liberdade de arte e expressão possa ser utilizada para ferir os sentimentos dos católicos em um espaço que é propriedade da Igreja e onde durante muitos anos se celebrou culto".

Precisamente, Moyá considerou que "neste caso é o MACE quem incorre em um caso de intolerância", recordando que 70% dos residentes em Ibiza e Formentera professa esta religião, segundo os dados extraídos do último relatório da Fundação Gadeso.

Religiosos em explícitas cenas sexuais

As obras às que faz alusão a entidade respondem a três "collages" de Ivo Hendriks, incluídas na amostra "Vamos a Ibiza", que se expõe desde em sexta-feira passada, 7 de setembro, neste enclave, e que contêm fotografias nas que aparecem Jesus Cristo, o Papa João Paulo II e vários ícones da cenografia católica misturados com explícitas cenas de sexo.

Trata-se de uma exposição coletiva fruto da colaboração entre o Museu de Arte Contemporânea de Ibiza, o Departamento de Cultura do Consell Insular, o Groninger Museum, a associação Arti e Amicitiae de Amsterdam, o Fundo Holandês de Produção e Tradução Literária e várias organizações culturais de Eivissa que já foi exibida com antecedência na Holanda.

Um conjunto de artes plásticas e literatura que repassa cinqüenta anos da presença em Eivissa de artistas holandeses, composta por pinturas, manuscritos, filmes, instalações, projeções de vídeo, fotos, desenhos, arte digital, prosa e poesia.