Em uma carta enviada com ocasião do 60° aniversário de fundação da associação católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Papa Bento XVI destacou que os meios de comunicação e as Igrejas no Oriente Médio são campos de profunda preocupação para a Igreja.

Na mensagem enviada ao final da conferência internacional que AIN realizou em Castel Gandolfo de 13 a 16 de setembro passados, o Pontífice recordou que a pressão do secularismo e do relativismo "em forma de tendências culturais dominantes e às vezes ditatoriais" conduziu "muita gente e a muitos cristãos batizados a afastar-se de Deus".

Em seguida afirma que é evidente que "os meios de comunicação exercem uma enorme influencia na cultura e a vida da gente " e que, com a colaboração e a guia dos fieis cristãos capazes e convencidos, estes meios podem "obter importantes resultados na difusão da Boa Nova do Evangelho de Cristo e os valores cristãos". A Igreja "necessita com urgência pessoas através das quais Deus possa fazer-se presente neste imenso campo".

Por outro lado, o Papa assinala que a Igreja observa "com grande preocupação como algumas Igrejas orientais de tradição secular são ameaçadas no Oriente Médio e como numerosos católicos se vêem obrigados a viver a própria sem uma assistência pastoral ou sem podê-la professá-la totalmente ou parcialmente em comunidade ou publicamente".

Nestas circunstâncias, prossegue Bento XVI, a Igreja "não tem muita margem de manobra na pastoral", embora o Espírito sim pode "através de uma ação criativa e inteligente", abrir as possibilidades imprevistas para a realização de sua missão "levando a não poucas pessoas à fé em Jesus Cristo".

O Pontífice também exorta à AIN a continuar aplicando grande parte de seus recursos "na promoção das vocações religiosas e nos fiéis comprometidos, lhes dando uma formação espiritual, humana, intelectual e pastoral, assim como os meios materiais necessários para poder operar como eficazes instrumentos de Deus em suas respectivas Igrejas locais e na evangelização".

No domingo passado, Bento XVI também saudou a AIN durante o Ângelus dominical em Castel Gandolfo. Nessa ocasião o Papa convidou à organização a continuar sua ajuda para fazer compreender as pessoas que "Deus está presente como um pai cheio de amor".

AIN é uma associação católica internacional fundada em 1947 pelo Pe. Werenfried van Straaten. Atualmente esta organização sustenta projetos pastorais da Igreja Católica em cerca de 140 países. No ano passado sua ajuda chegou à cifra recorde de 81, 2 milhões de euros (113,3 milhões de dólares americanos).