O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, afirmou, ante autoridades e líderes políticos, que o país necessita "um amplo Pacto Social que consiga articular o crescimento econômico e suas vantagens com o aumento da produtividade e dos lugares de trabalho, e com o crescimento em justiça social", em vistas ao próximo bicentenário da independência nacional.

Durante o Te Deum Ecumênico pelo aniversário da Primeira Junta Nacional de Governo, o Cardeal também pediu "criar o clima de confiança necessário para forjar grandes acordos nacionais, que incluam a todos"; de uma vez, chamou a plasmar "a vida da sociedade conforme a nossa dignidade" e deixar de lado a violência verbal e física.

Em sua homilia recordou o papel jogado pela Igreja na pessoa do Bispo de Rancagua, Dom Alejandro Goic, para solucionar conflitos trabalhistas e sociais, especificamente a greve dos empreiteiros de Codelco.

"A crise vivida nos pede que convidemos às sociedades que poderiam reduzir seus lucros, a promover condições mais dignas para quem recebe retribuições mínimas em relação a seus esforços e necessidades", afirmou.

O Cardeal felicitou ao Governo por procurar "condições necessárias para gerar estes consensos" e à oposição por elaborar projetos de lei e outras propostas "com as que quer aperfeiçoar os projetos enviados ao Parlamento".

Em outro momento de sua homilia, o Arcebispo de Santiago chamou a serem solidários com aqueles "que vivem à margem dos benefícios da sociedade": os pobres, os famintos, os nus, os desesperançados, os doentes e os encarcerados.

"São necessárias as reformas estruturais que nos introduzem por caminhos de maior justiça e eqüidade. Mas elas não nos dispensam de solidarizar com misericórdia com os mais fracos", indicou.

O Cardeal Errázuriz também se referiu ao tema da droga, afirmando que "a autoridade tem o dever de intervir com força contra o narcotráfico e contra a proliferação de armas. Mas a dependente de drogas pede sobre tudo mais iniciativas preventivas que sejam favoráveis aos jovens".

A homilia completa pode ser lida, em espanhol, no site http://www.iglesia.cl/