O Semanário "Desde al Fe" (Desde a Fé) explicou que a demanda interposta contra o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, é obvio encobrimento de um sacerdote que teria cometido abuso sexual, só tem uma motivação econômica, dada a soma milionária que poderiam obter advogados e demandante se, em base a calúnias, prospera o caso.

O órgão informativo da Arquidiocese do México expôs dez mentiras tecidas em torno da demanda de Joaquín Aguilar contra o Cardeal, por suposto encobrimento do Pe. Nicolás Aguilar, a quem acusa de abuso sexual.

No artigo assinala que "a maior parte das demandas civis interpostas nos Estados Unidos" procuram grandes somas econômicas, tendo em conta que 95% são ganhas pelos demandantes; além disso, em tal país o julgamento civil, em comparação com um julgamento penal, "não tem o rigor de exigência quanto às provas. É mais uma decisão sentimental do jurado, que uma determinação objetiva".

"Os advogados que levam estes casos nos Estados Unidos contra a Igreja Católica ganham a alta soma de 40% das indenizações obtidas nos julgamentos", o que provocou que vários escritórios se interessem no caso de Aguilar.

Aguilar apresentou a demanda em Los Ángeles "pelo valioso negócio que representa o fato de interpor nos Estados Unidos uma demanda civil", assinalou.

Mentiras contra o Cardeal

"O Cardeal Norberto Rivera Carrera nunca encobriu o Pe. Nicolás Aguilar. Enquanto foi Bispo de Tehuacán (Puebla) jamais recebeu, contra o Pe. Nicolás Aguilar, acusação alguma relacionada com abusos a menores de idade. Do único que Dom Rivera se inteirou foi de uma agressão perpetrada por um moço no ano de 1986, contra o Pe. Aguilar, do qual lhe advertiu à Arquidiocese de Los Ángeles que recebeu ao padre Nicolás Aguilar para trabalhar um ano", expressou Desde a Fé.

Do mesmo modo, advertiu que não existe pleito ou contradição alguma entre o Arcebispo do México e o Arcebispo de Los Ángeles, Cardeal Roger Mahony. Acrescentou que a declaração do Cardeal Rivera ante a justiça americana se deu "de maneira voluntária" para "demonstrar que não está ocultando nada e que sempre estará disposto a colaborar com a justiça".

Finalmente, Desde a Fé afirmou que "a demanda penal interposta por Joaquín Aguilar no Distrito Federal contra o Pe. Nicolás Aguilar, levou-se a cabo conforme a direito e de forma expedita tal como consta na Averiguação Prévia. O Sr. Joaquín Aguilar não ganhou a demanda, simplesmente porque jamais pôde comprovar que foi violado".

O artigo completo pode ser lido, em espanhol, no endereço: http://www.desdelafe.com.mx/index.php?option=content&task=view&id=1761