A Conferência Episcopal Espanhola (CEE), informará aos paroquianos e a todos os interessados, sobre como se pode contribuir ao sustento da Igreja, de acordo com o novo modelo de atribuição tributária acordado com o Governo no fim de 2006.

Segundo este acordo, desde janeiro de 2007 o Estado eliminou a renda que outorgava à Igreja e, de uma vez, incrementou-se a percentagem que os contribuintes voluntariamente atribuem à Igreja (0,7%), através do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Além disso, ficou suprimida a isenção do IVA.

Portanto, afirmou a CEE, "a partir de agora o sustento econômico da Igreja Católica na Espanha passa a depender, única e exclusivamente, dos católicos e de quem valoriza o trabalho que esta desenvolve em nosso país".

Por isso, pôs-se em marcha um Plano de Comunicação para informar à sociedade sobre o trabalho da Igreja na Espanha e sobre o novo modelo de atribuição tributária. "O projeto promoverá uma maior co-responsabilidade dos católicos e de todos aqueles que valorizam o trabalho da Igreja na hora de colaborar em seu sustento econômico", explicou o Episcopado.

Tal plano, que já está sendo trabalhado, "terá como primeira ação concreta uma campanha informativa nos meios, que ficará em marcha próximo e da que se informará em coletiva de imprensa".

A CEE recordou que através de suas diversas ações "a Igreja contribui de maneira decisiva ao crescimento e desenvolvimento da sociedade", emprestando atenção humana a quem o solicita; assim como contribuindo "ao desenvolvimento espiritual, cultural, educativo e social da pessoa".