Neste domingo, 23 de setembro, o Papa Bento XVI realizará uma breve visita pastoral à diocese de Velletri-Segni em que presidirá uma Missa no lugar diante da Catedral.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Bispo da diocese sufragânea da de Roma e pertencente à região eclesiástica de Lazio, Dom Vincenzo Apicella, assinalou que "esta visita nasceu de maneira bastante natural, posto que o Santo Padre foi bispo de Velletri-Segni, bispo titular, quando era Cardeal Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, desde 1993 até o dia de sua eleição, em 19 de abril de 2005".

O Prelado explicou que, portanto, existe "uma relação antiga que une Velletri ao Papa Ratzinger, o qual quis dar um sinal de paternidade, de grande benevolência a nossa Igreja, fazendo colocar na praça da catedral uma coluna comemorativa de seu pontificado, que deram de presente as cidades alemãs".

"Trata-se de uma coluna de bronze de quatro metros e 20 centímetros de altura, que chega da Alemanha e que é gêmea de outra coluna de bronze que se encontra na Praça Marktl, na cidade natal de Bento XVI. Este será portanto um sinal indelével e particular entre Bento XVI e a cidade de Velletri", acrescentou.

Velletri e os Papas

Mais adiante, Dom Apicella explicou a relação histórica que mantiveram os Papas com a cidade de Velletri, uma das 19 dioceses sufragâneas da Diocese de Roma, através dos anos.

"Velletri é uma diocese antiqüíssima e suas origens se remontam à época do Papa Clemente III. Segundo a tradição foi Clemente o primeiro que anunciou o Evangelho, o primeiro pastor da Igreja de Velletri, antes de converter-se em bispo de Roma. São 13 os bispos de Velletri, na história, que foram em seguida sumos Pontífices e Bento XVI é o décimo quarto".

Deste modo explicou que Velletri teve sempre uma relação muito estreita com a Igreja de Roma e com o Papado. "Contam-se 22 visitas de distintos Pontífices a nossa cidade e possivelmente a mais significativa foi a relação entre Pio IX e Velletri", informou.

"Pio IX –recordou– viajou três ou quatro vezes à Velletri, porque a cidade se encontra no caminho entre Roma e Nápoles. É significativo que se cumpra este ano o 150º aniversário da decisão de construir a segunda linha ferroviária italiana. Depois da Nápoles-Portici, construiu-se a Roma-Velletri, em 1857, por iniciativa do próprio Pio IX, que veio inaugurá-la".

"Um Papa que freqüentemente lhe tachou de anti-moderno e contudo foi um dos principais promotores do progresso. Fez construir uma enorme ponte de ferro para que a via da ferrovia chegasse de Roma à Velletri. É significativa esta relação com Pio IX".

O Prelado destacou finalmente que também João Paulo II em 1980 visitou Velletri. Naquela ocasião, o então bispo da diocese, Dom Bernini, "recordou-lhe ao Papa que Velletri era cidade Mariana, dedicada a Maria, já que o eixo e o centro da vida religiosa de Velletri é precisamente o santuário de Nossa Senhora das Graças que se encontra na catedral".