As escolas católicas na Irlanda do Norte estão eliminando os grupos da Anistia Internacional (AI) presentes nelas, em resposta à decisão desta organização de apoiar e promover o aborto como um "direito humano".

Uma fonte eclesiástica citada pelo jornal The Guardian, informou que o processo começou em uma das escolas católicas de Greater Belfast onde o grupo da AI está em vias de ser eliminado. Também explicou que os bispos irlandeses se reunirão em outubro para tratar o tema da presença da agora organização abortista nas escolas católicas.

A mesma fonte assinalou que "o que disse a esta escola é que seria inapropriado que um colégio tenha um grupo de Anistia Internacional dada sua nova posição (de apoio) com respeito ao aborto".

Patrick Corrigan, diretor da AI na Irlanda do Norte, disse que sua organização e a "Igreja Católica temos mais costure em comum que as que nos dividem, entre estas principalmente o assunto dos direitos sexuais e reprodutivos" nos que se inclui o aborto.

Com esta medida, as escolas católicas da Irlanda atuam em coerência ao expresso pela Santa Sé que já não apoiará financeiramente a AI dada sua nova política abortista; e seguem o exemplo do Bispo de East Anglia (Inglaterra) e membro fundador da AI, Dom Michael Evans; e o Arcebispo de Edimburgo (Escócia), Dom Keith O'Brien, quem decidiu renunciar sua posição de membro da AI.