A Arquidiocese de Munich solicitou ao prefeito da cidade, Christian Ude, que retire a permissão concedida à próxima entrega dos MTV Europe Music Awards que se realizará em 1º de novembro, Solenidade de Todos os Santos.

Ude indicou que "a função deve continuar" e se negou a retirar a permissão que já tinha concedido. "Este é um evento que só acontece uma vez, não pode programar-se novamente e só vai acontecer no Olympic Hall" disse e acrescentou que "a ninguém vai ser impedido de ir à igreja ou ao cemitério".

Winfried Röhmel, porta-voz da Arquidiocese de Munich, declarou à agência DDP que este feriado religioso "não são férias para que o povo vá a festas" em alusão ao evento que MTV programou para 1º de novembro.

"Se alguém como o Sr. (Justin) Timberlake só tem tempo no Dia de Todos os Santos, então devemos mandar ao lixo nossa cultura de feriados religiosos", comentou em seguida ao jornal local Abendzeitung.

A decisão da cidade de aprovar o evento foi "deplorável e desrespeitosa", precisou.

De acordo à lei bávara, o Dia de Todos os Santos "é um dia de calma" onde o entretenimento público deve permitir-se só se "respeita o caráter sério deste dia" ou apenas se permite por "razões importantes".