O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, assegurou que "em um momento crítico e de confusão é preciso pôr uma forte esperança em que a família corresponde à necessidade humana" pois "uma família sã é a que assegura o verdadeiro progresso da sociedade".

Em um recente programa de televisão, o Arcebispo reconheceu que "freqüentemente se fala de crise da família referindo-se à realidade prática, concreta, da família na atualidade" e indicou que "o ponto mais gélido desta crise consiste em que se vai perdendo a noção a respeito do que a família em realidade é".

Ante esta situação é necessário "recordar o que é a família e tratar de que volte a brilhar com toda sua luminosidade essa verdade", assinalou.

Dom Aguer adicionou que o "coração da Igreja é grande e magnânimo" e por isso deve "apontar não somente a aquelas famílias bem constituídas e que vivem placidamente sua vida familiar apesar das dificuldades e problemas de hoje" mas sim "às numerosas famílias em risco" para ajudá-las "a que alcancem a viver e cumprir a missão" que lhes corresponde em especial "a missão educadora da família" e como "educadora para a vida social".

"A família é multiplicadora de famílias", referiu o Arcebispo de La Plata e advertiu que "se nossos jovens não receberem em sua família essa vivência da ordem familiar ou não vivem com felicidade ser membros dessa família e não compreendem o que significa para sua vida futura e para o bem comum é difícil que podem realizar em seguida uma experiência favorável".

"Por isso é necessário robustecer a identidade da família para que possam multiplicar a ordem familiar preparando seus filhos para formar novas famílias e isso é o que vai assegurar a sanidade da malha social", concluiu.