A plataforma cidadã HazteOir.org lançou o site www.epcno.org que busca recolher assinaturas para pedir o "desaparecimento de Educação para a Cidadania (EpC) do sistema educativo não universitário" ou em seu padrão que "tal matéria deixe de ser comum e obrigatória" e "passe a ser de caráter voluntário".

Do site se enviará periodicamente uma petição ao Presidente da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, para que retire a disciplina e também solicitará que receba uma delegação dos assinantes para expor detalhadamente as razões desta petição.

"As decisões em relação com a formação moral dos filhos incumbem exclusivamente a seus pais, independentemente de quais sejam sua ideologia ou crenças. Por isso, consideramos inadmissível que o Estado se adote a potestade de decidir por seus cidadãos", asseguram os organizadores.

Por sua parte, o Presidente do HazteOir.org, Ignacio Arsuaga, recordou que a "EpC foi uma imposição do Governo espanhol" que "engana à opinião pública quando apresenta a disciplina como um ensino da Constituição e os direitos humanos".

"Desde o HazteOir.org rechaçamos EpC entre outras razões porque forma às crianças e adolescentes na moral do Governo de volta, à margem dos pais, que é a quem por direito lhes corresponde este trabalho, e porque impõe ideologia em aspectos como o laicismo, o relativismo, o positivismo jurídico ou a ideologia de gênero", indicou.

No site se pode encontrar uma "cronologia de um movimento pela liberdade e os direitos dos pais", quer dizer as distintas ações que a sociedade tem feito para conseguir eliminar esta disciplina. além de recursos e materiais sobre o EpC, e links às páginas de organizações que se uniram ao movimento pela derrogação da disciplina.