O Ministro da Justiça, Mariano Fernández Bermejo, introduziu esta semana na agenda do Governo um novo tema anti-vida. O funcionário assegurou que vê "amadurecida à sociedade espanhola para o debate sobre a eutanásia".

Bermejo fez estas declarações em Rádio Nacional mas não adotou um compromisso a respeito. Segundo Liberdade Digital, Bermejo "introduz assim este suposto direito na agenda, uma iniciativa que o presidente Rodríguez Zapatero já levava em seu discurso político antes de ganhar as Eleições Gerais de 2004".

Na Rádio Nacional, o funcionário argumentou que "ao aumentar o nível de bem-estar, aumentou a longevidade dos cidadãos, e é neste contexto onde muitos começam a refletir sobre o direito individual a pôr o limite final, a raia final à própria existência".

Segundo Liberdade Digital, "a iniciativa parecia em suspense, ou adiada pelos numerosos frentes que Rodríguez Zapatero foi abrindo com suas políticas de divisão da sociedade, até que o ministro a tirou de novo a palestra esta segunda-feira".