O Patriarca Ortodoxo Russo Alexei II insistiu uma vez mais que uma reunião com o Papa Bento XVI será possível apenas depois de uma adequada preparação e depois que a Santa Sé cumpra com as demandas de seu Patriarcado para diminuir o trabalho missionário católico na Rússia e na Europa Oriental, ao que qualifica de "proselitismo".

De Moscou, Alexei II assinalou que os religiosos e clérigos católicos ainda mantêm "uma meta de proselitismo entre a população ortodoxa" na Rússia, conforme informa a agência Interfax, objetivo que representantes católicos negaram claramente.

Para o Patriarca, antes de uma reunião com o Papa "essas dificuldades que enfrentamos desde os anos 90 devem ser superadas".

Da queda do regime comunista soviético, o Patriarcado de Moscou se queixou várias vezes pelo trabalho dos missionários católicos nas terras da Ex-união Soviética. Ante esta situação, as autoridades católicas precisam que a meta não é converter aos ortodoxos mas sim atrair à maioria de russos que não participam de nenhuma igreja, coisa que não é aceita pelo Patriarcado de Moscou já que em sua opinião todos os russos são ortodoxos, embora não participem de nenhuma igreja.

Dada esta posição, Alexei II rechaçou que "a Rússia seja terra de missão para a Igreja Católica".