O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez pediu aos legisladores atuar "em conseqüência" no tema do aborto e desligar-se de supostas chantagens internacionais para legalizar esta prática no país.

Em declarações à imprensa, o Cardeal se referiu aos legisladores que rechaçaram publicamente ter recebido pagamentos do exterior para promover o aborto. "Problema deles, se não os receberam, mas sim os tiveram, felicito-os e tomara que atuem em conseqüência", indicou ao término de uma Missa celebrada pelo 80º aniversário do Colégio Imaculada Conceição de La Vega.

Do mesmo modo, o Arcebispo se referiu à violência que sacode à sociedade dominicana e pediu "ir às causas, da família, a pobreza, o narcotráfico e a falta de trabalho, tudo isso, gera violência, mas para mim a causa fundamentalmente é a pobreza em que muita gente se debate, que não foi o suficientemente atendido".

Por sua parte, o candidato presidencial do Partido Reformista Social Cristão (PRSC), Amável Aristy Castro, respaldou a denúncia do Cardeal López Rodríguez sobre as pressões que se exercem contra os legisladores para que aprovem o projeto de lei que procura despenalizar o aborto. 

Castro denunciou ao presidente Leonel Fernández e o Partido da Libertação Dominicana (PLD) como responsáveis por manter o tema do aborto em debate. "A modernidade e o progresso não podem estar simbolizados pelo homicídio, o assassinato, a pena de morte, que constitui o aborto para os que não nasceram", indicou.