Não só Nova Iorque, para um discurso na sede das Nações Unidas, mas também Boston, Washington e, possivelmente, Baltimore, seriam pontos do destino da viagem que realizará o Papa Bento XVI aos Estados Unidos em 2008, adiantou a agência Catholic News Agency (CNA).

A viagem do Santo Padre, que segundo fontes próximas aos planos da viagem apostólica consultadas pela agência poderia acontecer entre 15 e 20 de abril, está centrado em seu discurso prévio à Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque. Em julho deste ano, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou que o Vaticano estava estudando o convite feito em abril passado pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon.

Em que pese que os planos da viagem permaneçam ainda sem confirmação oficial, o vaticanista George Weigel, declarou a CNA, que "se o Papa vem às Nações Unidas a próxima primavera, obviamente visitará mais uma ou duas cidades dos Estados Unidos".

Entre os eventos em Nova Iorque, a agência assinala que o Pontífice espera presidir uma Missa no Central Park, oferecer um discurso na Catedral de São Patrício e ter um momento de reflexão no Marco Zero, lugar do atentando terrorista contra as Torres Gêmeas dessa cidade em 2001.

A viagem, entretanto, começaria em Washington, onde o Papa desejaria encontrar-se com o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitar a Universidade Católica da América e celebrar uma Missa no National Mall, a região de jardins ao ar livre que vão do Monumento a Washington até o Capitólio, rodeada por museus, monumentos nacionais e os memoriais.

O último ponto do destino da viagem papal seria a cidade de Boston, onde o Santo Padre desejaria dar um discurso no que aborde o tema dos escândalos de abuso sexual. Sua visita, prossegue, finalizaria com uma celebração eucarística no Boston Common.