Ao receber esta manhã em Castel Gandolfo ao novo embaixador da Irlanda ante a Santa Sé, Noel Fahey, o Papa Bento XVI expressou seu fervoroso desejo de que o processo de paz em Ulster "inspire líderes políticos e religiosos em outras regiões conflitivas do mundo".

Em seu discurso, o Santo Padre assinalou que o modo de solucionar o conflito em Ulster, "uma tarefa longa e árdua", deve enviar uma mensagem de esperança em todo mundo que diga que "o conflito, com independência de como se gerou, pode ser resolvido".

"Minha fervorosa oração é para que a paz, que já está trazendo uma renovação ao norte, inspire líderes políticos e religiosos em outras regiões conflitivas do mundo", disse o Pontífice.

Ante o novo embaixador, o Papa reconheceu que graças a um amplo apoio internacional, assim como à determinação por obter a paz entre os Executivos britânico e irlandês, além da disposição de organizações e indivíduos "a abraçar a sublime capacidade humana do perdão", "ao fim há esperança de que (o processo de paz em Ulster) renderá seus frutos desejados".

Do mesmo modo, o Pontífice alentou ao governo desta nação em seu compromisso de desdobrar sua experiência e seus recursos, com o fim de prevenir e solucionar conflitos, assim como sua promessa de aumentar e potencializar suas diversas formas de assistência aos países em vias de desenvolvimento.