O Bispo de El Alto, Dom. Jesus Juárez, descartou que um sacerdote possa exercer seu ministério e concorrer  a um cargo público, enquanto continua a polêmica por alguns ex-presbíteros que participarão das eleições municipais de dezembro.

"Se um sacerdote tiver decidido deixar o ministério, não pode este fazer do púlpito ou do sacerdócio como o trampolim para passar à política. Parece-me que isso está mal e confunde as pessoas", declarou Dom. Juárez a rádio Erbol.

O Bispo esclareceu que a Igreja valoriza e anima a participação política dos leigos, mas os sacerdotes estão a serviço da comunidade e seu ministério é incompatível com uma opção política partidarista.

"As normas da Igreja são contrárias à participação partidarista de um sacerdote, que deve ser acima de tudo ministro da palavra e dos sacramentos, defensor da justiça e pastor de todos", precisou o Bispo.

Dom. Juárez fez estas declarações diante da decisão do sacerdote da cidade de El Alto, Wilson Soria, que decidiu apresentar-se como principal candidato pelo Movimento Ao Socialismo (MAS) do líder cocaleiro Evo Morais para as eleições municipais que se realizarão em dezembro próximo.

"O Padre Wilson Soria em carta dirigida a mim como Bispo, comunicou-me sua decisão de abandonar o exercício do ministério sacerdotal e da vida religiosa salesiana como opção pessoal dele. A partir de agora não pode exercer suas funções sacerdotais e deixa de ser pároco na paróquia Cristo Redentor de El Alto, de acordo às normas do direito eclesiástico", esclareceu o Bispo.