O Bispo de São Pedro, Dom Adalberto Martínez, pediu para as autoridades e paroquianos para atuarem com prontidão para socorrer às famílias afetadas pelos incêndios que ocorrem em várias partes do país, em especial São Pedro.

Através de uma nota, o Prelado expressou a solidariedade da Igreja local ante "a situação crítica do país", ocasionada "pela longa seca e a queima desmedida de milhares de hectares de bosques, pastos e cultivos"; além disso, agradeceu às pessoas de boa vontade que contribuem "para aliviar esta penosa situação".

Dom Martínez assinalou que entre as causas estão o corte indiscriminado de árvores, o não cumprimento das leis e a reação tardia do Governo. "Propomos e pedimos aos organismos do Estado intensificar uma rápida atenção e acompanhamento a curto, médio e longo prazo", expressou.

Do mesmo modo, pediu atender urgentemente "a saúde da população afetada para prevenir as possíveis conseqüências", e exortou "a nosso povo singelo a não deixar-se manipular por sua pobreza ou necessidade e exigimos aos políticos não aproveitar a miséria de nossa gente movido por outros interesses, que não seja o bem comum".

"A Igreja Diocesana de São Pedro Apóstolo, com todos os meios a seu alcance, reafirma sua vocação e compromisso de estar e servir aos mais carentes e esquecidos do Departamento e colocamos nossa confiança e esperança no Deus da Vida, em Maria nossa Mãe e em São Pedro Apóstolo, nosso Santo padroeiro", finalizou.