A Conferência Episcopal Boliviana (CEB) responderá aos ataques do Presidente Evo Morales, que criticou esta quinta-feira de noite à Igreja por chamar à paz entre bolivianos, através do Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari.

"Quem é a Igreja para pedir paz aos camponeses? Acusam-nos de procurar confronto e violência. O camponês é humilde e vive em paz, mas com justiça social", expressou Morales durante o aniversário de Cochabamba, em presença de Dom Solari. Ante isso, o secretário do Arcebispado da Santa Cruz de la Serra, Pe. Marcial Chupinahua, afirmou que a CEB responderá mediante um comunicado.

O novo roce entre o Governo e a Igreja ocorreu logo depois que o Arcebispo, como resultado da próxima chegada de delegações camponesas para o aniversário de Cochabama, fizesse um chamado para que não houvesse enfrentamentos entre grupos opositores e simpatizantes de Morales.

"Permito-me convidar todos os cidadãos a que saibamos acolher nossos irmãos camponeses com respeito e afeto. Também convido aos irmãos camponeses a vir a Cochabamba com confiança, com ânimo pacífico e com respeito", pediu Dom Solari. Este convite não foi bem visto pelo mandatário.