A Confederação Nacional Católica de Associações de Pais de Alunos (CONCAPA) exigiu a demissão da Ministra da Educação e Ciência, Mercedes Cabrera, por sua incompetência para resolver o grave problema do fracasso escolar na Espanha.

CONCAPA fez este pedido dada a decisão do Governo de rebaixar o nível de exigência dos alunos que, a partir deste ano, poderão passar de curso com quatro disciplinas suspensas.

Em um comunicado, a Confederação explica que esta medida gerada pela Ministra Cabrera "é um disparate que demonstra sua incompetência para dar uma solução ao tremendo problema do fracasso escolar na Espanha, situada à cauda da Europa em matéria educativa".

Segundo CONCAPA "rebaixar o nível de exigência dos alunos é mau para todos: para os alunos, porque os desmotiva e os incita a um maior absentismo, ao carecer de conseqüências suspender quatro disciplinas e para os professores, pelo desprezo que supõe para seu trabalho docente, ao rebaixar sua autoridade. E para os pais, porque vai contra o valor do esforço, onde tentamos educar nossos filhos".

"A medida provocará um caos organizativo descomunal, ao conviver alunos reprovados ou indolentes com aqueles que levam o estudo com seriedade e profissionalidade, permitindo que os jovens se eternizem no Bacharelado", prossegue e assinala que "se o aluno não tiver interesse ou não deseja cursar o Bacharelado, etapa não obrigatória, tem outros caminhos formativos como a Formação Profissional ou a saída para mundo trabalhista".

O documento também destaca que "uma ministra que não tem o decoro de reconhecer sua inépcia para combater o fracasso escolar, expondo medidas realistas sobre a base do esforço como têm feito outros países europeus como a França e Inglaterra e cujo interesse demonstrado está mais em doutrinar que em instruir, não tem outra solução que demitir". "Expor um Bacharelado medíocre só irá contra a formação de nossos filhos e assegura um péssimo futuro para este país", finaliza CONCAPA.