Depois de celebrar o Dia da Família no domingo passado, 9 de setembro, o Cardeal Juan Luis Cipriani anunciou a criação do Instituto da Família da Arquidiocese de Lima, "cuja missão será contribuir à compreensão, promoção e difusão do matrimônio e a família a partir do direito natural e à luz do Magistério da Igreja".

Em uma nota de imprensa do Arcebispado, indica-se que "o Instituto da Família foi criado no âmbito da Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima e desenvolverá atividades de pesquisa, assim como de ensino e extensão a serviço dos fiéis da Arquidiocese de Lima e de outras diocese".

O texto afirma que "o Instituto surge como uma instância de caráter acadêmico, voltada ao estudo e à formação em torno a temática do matrimônio e da família, que apoiará e complementará as atividades de animação pastoral que são desenvolvidas pela Comissão de Família do Arcebispado de Lima".

"Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo Instituto, é prevista a realização de um curso sistemático para noivos que contrairão matrimônio em paróquias da Arquidiocese de Lima, assim como um Curso na área de Orientação e Assessoria Familiar", anota.