A Santa Sé anunciou que o tema da 25º Jornada Mundial do Turismo, que se celebra anualmente em 27 de setembro será "Esporte e turismo: duas forças vivas para a compreensão mútua, a cultura e o desenvolvimento das sociedades".

Assim anunciou o observador permanente da Santa Sé na Organização Mundial do Turismo (OMT), Dom. Piero Monni.

Neste ano a Jornada Mundial do Turismo –patrocinada pela OMT–, “ocorre em um momento particular de tensão internacional devido aos acontecimentos que interessam a alguns países envolvidos em atividades bélicas ou parabélicas", assinalou Dom. Monni através de um comunicado.

O representante da Santa Sede indicou que “a presente temporada turística se caracterizou por uma diminuição sensível de pessoas, um dado que registraram os governos e instituições, e que terá que atribuir ao limitado poder de aquisição do euro e ao temor difuso de possíveis atentados terroristas”.

“Apesar destas contingências, as pessoas não sempre se deixaram amedrontar por esses fatores negativos e prosseguiram, embora em menor medida, viajando para novos países", referiu.

O comunicado finalizou anunciando que a entrada aos Museus Vaticanos e ao Museu Histórico Vaticano de São João de Latrão será gratuita na Jornada Mundial do Turismo, assim igual a em diversas instituições artísticas de outros países.