O Arcebispo de Piura e Tumbes, Dom José Antonio Eguren, convidou aos mais de 600 meninos reunidos no Primeiro Encontro Arquidiocesano de Coroinhas, a serem amigos e testemunhas de Cristo no serviço do altar, "animando a outros a que participem da Missa com muito ardor e com muito amor".

"Não se esqueçam, vocês são os amigos que Jesus escolheu para que sejam suas testemunhas. Este amor que recebem na Eucaristia, levem-no também a suas famílias, e a todas aquelas pessoas que mais necessitam amor ou sofrem solidão", expressou o Prelado durante a Eucaristia celebrada na paróquia São José Operário.

Durante sua homilia, Dom Eguren recordou seus anos de coroinha e como foi descobrindo e confirmando sua vocação ao sacerdócio. "Escutem a voz de Jesus cada vez que se aproximam de servi-lo na Missa. A Eucaristia é o lugar privilegiado para escutar sua voz, de repente a mais de um de vocês o chama a ser sacerdote, a lhe emprestar sua voz e suas mãos para que através de você" possa dar os sacramentos.

Do mesmo modo, exortou-os a acrescentar sua devoção a Santa Maria, "rezando a ela todos os dias, não só porque é nossa Mãe e a Mãe de Deus, mas sim porque sem ela, em certo sentido, não tivesse sido possível o mistério da Eucaristia. E de São Tarcisio, patrono das coroinhas que entregou até sua própria vida por amor à Eucaristia".

Finalmente, o Arcebispo deixou às crianças a tarefa de fazer crescer o número de coroinhas em suas paróquias, sendo os melhores apóstolos de seus amigos.