Este 15 de setembro a Igreja no Chile celebra o Dia Nacional do Doente. Por este motivo, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago, presidirá uma Eucaristia na capela do Hospital Salvador, localizado nesta capital.

Conforme explica o diácono José Alvear Suitt, capelão do Hospital de Crianças Roberto del Río e Coordenador da Equipe Nacional de Pastoral da Saúde, "desde fazia anos, em domingo de Pentecostes, celebrava-se a Jornada do Doente missionário, organizado pelas Obras Missionárias Pontifícias".

"Em 1985 a Igreja espanhola instituiu o Dia do doente. João Paulo II, em 1992, faria extensível a toda a Igreja universal para em 11 de Fevereiro e no Chile, por razões pastorais, celebra-se em 15 de setembro, festividade da Virgem das Dolores", prosseguiu o diácono.

O Coordenador da Equipe Nacional de Pastoral da Saúde destacou que "em cada Vigária Ambiental haverá material necessário para a difusão deste dia, que consiste em um pôster e um tríptico para trabalhar com os agentes pastorais da Arquidiocese".