O novo Bispo de Santander, Dom Vicente Jiménez Zamora, em alusão à disciplina de Educação para a Cidadania, afirmou que "não se pode admitir uma formação obrigatória e estatal da consciência moral e religiosa dos cidadãos, por isso as famílias devem atuar de uma maneira comprometida e responsável ante esta situação".

Depois de afirmar que quer ser o "ser o Bispo de todos, com todos e para todos", o Prelado chamou os paroquianos, sacerdotes e religiosos, a comprometer-se na provocação da "evangelização da Diocese", ante a secularização e o "emergente laicismo" da sociedade; além disso, reivindicou a defesa do direito à vida, família, matrimônio e liberdade de consciência.

Durante a tomada de posse, Dom Jiménez Zamora ofereceu "diálogo sincero e mútua colaboração" com as instituições políticas e outras comunidades religiosas. Também recordou aos jovens que Cristo é "a resposta às perguntas e dúvidas do coração" e não um personagem do passado; insistindo a deixar entrar em sua vidas.

O novo Bispo de Santander se consagrará em 15 de setembro ante a Virgem Bem Aparecida, Padroeira da Cantabria.

Na Missa participaram o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Ricardo Blázquez; o Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro; mais de 20 bispos espanhóis; assim como cerca de três mil paroquianos que abarrotaram a Catedral.