O Pe. Arturo Eduardo Fajardo Bustamante foi ordenado Bispo de São José de Maio no Uruguai pelo Núncio Apostólico no país, Dom Janusz Bolonek, em uma cerimônia celebrada na sábado, 8 de setembro, a que assistiram mais de três mil pessoas entre autoridades eclesiásticas, políticas, militares, policiais, familiares e amigos.

Durante suas saudações aos fiéis, o novo Bispo agradeceu às paróquias nas que tinha exercido seu trabalho como presbítero e afirmou que "o encontro com Cristo é um acontecimento que nos muda a vida e abre a um novo horizonte".

Dom Fajardo afirmou que "evangelizar é anunciar uma boa notícia a um mundo triste, injusto, é ensinar a Viver" e adicionou que "eu gosto desta definição tem que ver sendo Pastor com a tarefa que me encomenda cuidar, animar com vigor e ternura própria de Jesus".

"Deus não escolhe capazes, capacita aos escolhidos. Não nos põe onde não nos pode sustentar; esta certeza me deu paz", assegurou o Prelado.

Por sua parte o Núncio Apostólico no Uruguai recordou que "Arturo começou a militar com valentia sob a bandeira de Jesus Cristo quando recebeu a ordenação sacerdotal" em 1988 "na cidade de Florida, das mãos do Papa João Paulo II".

O Bispo é "chamado a fazer da comunidade diocesana uma casa e escola de comunhão, na qual todos se sintam acolhidos como em sua própria casa. Para todo o Povo de Deus tem que ser pai, amigo e irmão", assegurou Dom Bolonek e acrescentou que "como pai da família diocesana e constituído em autoridade" trabalha "pelo bem de todos, empenhando-se na construção de uma sociedade sempre mais justa e mais unida".