Concluída a Santa Missa na Catedral de Santo Estevão em Viena, o Papa Bento XVI rezou com os presentes na praça central o Ângelus Dominical, convidando a contemplar o dom que Deus nos faz na Eucaristia e ver na resposta disponível da Virgem Maria um modelo para todos os cristãos.

"O Rito eucarístico realizado com o devido cuidado nos ajuda a tomar consciência da imensa grandeza do dom que Deus nos faz na Santa Missa, e nos enche de um gozo profundo", disse o Pontífice.

Convidando a ter Maria como modelo de resposta, o Santo Padre recordou que "frente ao amor respeitoso e delicado de Deus, que pela realização de seu projeto de salvação espera a livre colaboração de sua criatura, a Virgem pôde fazer cair toda dúvida e entregar-se confidencialmente em suas mãos".

"Plenamente disponível, totalmente aberta em seu interior e livre, deu a Deus a possibilidade de enchê-la com seu Amor, com o Espírito Santo", adicionou.

Finalmente exortou aos fiéis presentes a "Amar Jesus como o amou Maria, a levá-lo aos homens como Maria o levou a Isabel, suscitando gozo e alegria! A Virgem doou ao Verbo de Deus um corpo humano, para que pudesse entrar no mundo. Doem também vós seu corpo ao Senhor, fazendo-se cada vez mais um instrumento do amor de Deus, um templo do Espírito Santo".