No primeiro retiro da história do jornalismo católico ucraniano, diversos profissionais dos meios de comunicação desta ex-república soviética se reuniram de 9 a 11 de setembro no Zarichany (região de Zhytomyr) para refletir sobre sua identidade e missão evangelizadora.

O retiro foi organizado com a bênção do Bispo Auxiliar de Kyiv-Zhytomyr, Dom. Vitaliy Skomarovsky, presidente da Comissão para Comunicações Sociais da Conferência Episcopal da Ucrânia.

O programa do retiro consistiu em conferências, momentos de oração comunitária, a celebração da Santa Missa e  trabalho em grupos. As conferências abordaram temas como “A palavra, sua força e significado”; problemas e perspectivas do desenvolvimento dos meios de comunicação católicos sobre o território ex-soviético; tarefas e deveres do jornalista católico, entre outros.

Depois de analisar o retiro, Dom. Skomarovsky destacou, que esse tipo de reuniões são muito importantes e úteis para o desenvolvimento dos meios de comunicação católicos em Ucrânia.

O evento congregou a jornalistas católicos de diferentes lugares de Ucrânia, que representou a diversas instituições dos meios de comunicação católicos como o semanário católico ucraniano "Parafiyalna Gazeta" (Kyiv), os periódicos "Slovo Mizh Namy" (Kharkiv) e Centro Católico de Médios (Kyiv), a revista católica VIA (Kamjanets-Podilsky), o Programa Católico para Meninos "Nadiya" (Vinnytsya), o jornal cristão para crianças "Tvij Zhurnal" (Kyiv), e o Centro de Publicações "Khrystyyanske Slovo" (Vinnytsya).

Para a direção do retiro os organizadores convidaram ao Pe. Petro Hevelt, OCD, superior do Santuário de Nossa Senhora de Berdychiv e ao Viktor Hrul, chefe de edição do jornal católico russo "Svyet Yevangyeliya".