O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, rechaçou as propostas para despenalizar o aborto no país e considerou que a Organização das Nações Unidas (ONU) é "irresponsável" ao apoiar o chamado "aborto terapêutico".

O Arcebispo recordou que "ninguém tem direito de matar ninguém" e descartou que a Igreja mude sua postura sobre o assunto, "embora todos os países do mundo o façam".

O Congresso Nacional de República Dominicana debate novamente a despenalização do aborto. Os abortistas expõem a aprovação do chamado aborto terapêutico, quer dizer quando existir risco de morte para a mulher.

Entretanto, os médicos pró-vida recordaram que os progressos científicos virtualmente descartam este caso extremo e sustentam que em vez de procurar o aborto, o que deve fazer-se é proteger as duas vidas.

O Arcebispo pediu aos dominicanos mobilizar-se contra o aborto e qualificou de "irresponsáveis" a quem apóia esta prática, incluindo a ONU. "Todos os que se metam nesse caminho estão equivocados", indicou o Cardeal López Rodríguez.