A Associação Ação Católica Argentina (ACA) organiza uma campanha de participação cidadã para promover o "voto responsável" , em vistas às próximas eleições no país, que busca "motivar a todos os cidadãos para que participemos responsavelmente exercendo nosso direito a escolher".

Os membros da ACA assinalam que a iniciativa, que tem por lema: "Votem, seu Voto Vale", realiza-se porque embora "sabemos claramente que o tema da participação cidadã e a construção de cidadania não se esgota com o sufrágio, sabemos que necessário insistir na necessidade de exercer este direito e este dever com honestidade, responsabilidade e compromisso".

Os organizadores asseguram que a "fé nos exige crescer ainda mais em nosso compromisso cidadão" e que "necessitamos como laicos ser protagonistas de uma mudança positiva da realidade propondo valores, atitudes, ações que permitam aos cidadãos formar sua própria consciência cívica".

Durante o mês de setembro se realizará a etapa de sensibilização da campanha, em que se difundirão "as propostas sobre os valores e princípios orientadores" para as eleições. além de "motivar a reflexão" com a "realização de atividades, blocos na comunidade, cartas de leitores, avisos" entre outros.

Em outubro se efetuará a etapa de realização, onde se entregará "mão a mão o tríptico da Campanha", expor-se "pôsteres na paróquia e comércios da região", enviar-se-ão "mais do tríptico" e "mensagens de texto: Votem, seu voto vale".

ACA é uma associação integrada por crianças, jovens, adultos e idosos, que "livremente nos comprometemos de maneira permanente e em colaboração com nossos pastores para trabalhar pelo fim geral da Igreja". Conta com cerca de 30 mil integrantes em toda a Argentina, além da adesão de algumas instituições não religiosas.