Os bispos da Província de Córdoba respaldaram o chamado do Arcebispo metropolitano, Dom Carlos José Ñáñez, à serenidade e esperar a que a justiça se pronuncie sobre os ajustados resultados das eleições para Governador e que na quinta-feira geraram protestos dos simpatizantes do candidato perdedor.

O chamado dos bispos se dá depois de que milhares de simpatizantes do candidato Luis Juiz em passeata pelas ruas exigindo que se "abram as urnas", em desacordo aos resultados das eleições do domingo que deram por ganhador a Juan Schiaretti, por uma diferença de 1,1% dos votos.

"Reiteramos o chamado a todos os cidadãos da província à serenidade e à reflexão; igualmente reafirmamos a necessidade de esclarecer no âmbito da justiça o que seja senhor em relação às dúvidas expostas, o que dará à cidadania certezas que redundarão na preservação da paz social e no fortalecimento das instituições", assinalaram os prelados em um comunicado.

O objetivo do texto foi respaldar o chamado de Dom Ñáñez, quem afirmou que é "um dever chamar a todos os cidadãos à serenidade e à reflexão, a fim de preservar o bem precioso da paz social"; considerando "indispensável esclarecer com nitidez o que seja senhor em relação às incertezas expostas". "O âmbito adequado para realizar sorte elucidação é o Poder Judicial", assinalou.

O comunicado está assinado pelos bispos de Vila María, Dom José Ángel Rovai; de Cuarto Rio, Dom Eduardo Martín; de San Francisco, Dom Carlos Josè Tissera; de Cruz del Eje, Dom Omar Félix Colomé; de Deán Funes, Dom Aurelio José Kuhn; e pelo próprio Arcebispo de Córdoba, Dom Carlos José Ñáñez.