Mais de dez mil pessoas desafiaram passando este meio-dia a intensa e persiste chuva que tem caído sobre Viena para saudar e acompanhar o Papa Bento XVI que hoje começou uma visita apostólica de três dias a Áustria. Em um ato de oração celebrado na Praça Am Hof, onde se encontra a famosa Mariensäule, Coluna de Maria, o Pontífice encomendou a nação austríaca à Virgem Maria pedindo que "olhando a Cristo, assemelhemo-nos cada vez mais a Ele".

O Pontífice chegou à praça, abarrotada de fiéis, pouco depois das 12:45 e após receber a saudação do prefeito de Viena entrou na igreja dos Nove Coros Angelicais, onde mil pessoas lhe esperavam, entre elas todos os bispos da Áustria.

Em seguida, o Santo Padre saiu ao átrio da igreja que dá para a Praça Am Hof onde recebeu a saudação do Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, e se deu início a uma vigília de oração e adoração do Santíssimo Sacramento.

Durante a liturgia se leram diversas intenções, cada uma das quais foi entregue ao Papa com uma flor. Com as flores bentas pelo Santo Padre se formou um ramo que se depositou depois diante do Santíssimo.

Ao confiar as intenções à Virgem Maria, o Papa disse que Deus nos deu nela "o protótipo da Igreja e do reto modo de atuação de nossa humanidade".

"A ti confio à nação austríaca e seus habitantes: ajudai-nos a seguir seu exemplo e orientar nossa vida totalmente para Deus. Fazei que olhando a Cristo, nos assemelhemos cada vez mais a Ele: que sejamos verdadeiros filhos de Deus! Assim também nós, repletos de benções espirituais, poderemos corresponder cada vez melhor a sua vontade e nos converter dessa forma em instrumentos de paz para a Áustria, para a Europa e para o mundo", rezou o Santo Padre.

Depois da oração, o Papa pronunciou um breve discurso onde destacou que "desde os primeiros tempos, com a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, associa-se uma veneração particular por sua mãe, por essa mulher em cujo seio assumiu a natureza humana e a cujo amor materno confiou ao final ao discípulo predileto e com ele a toda a humanidade. Em seu sentimento maternal, Maria acolhe também hoje sob sua proteção às pessoas de todas as línguas e culturas para conduzí-las em uma unidade multiforme para Cristo".

"A Mariensäule, ereta pelo imperador Fernando III em ação de graças pela libertação de Viena de um grande perigo, deve ser hoje também para nós sinal de esperança. Quantas pessoas depois se detiveram ante esta coluna e rezando levantaram os olhos para Maria. Nós elevamos o olhar para Maria, que mostra a que esperança estamos chamados. Ela personifica efetivamente o que o ser humano é verdadeiramente", disse.

Mariensäule é uma obra de bronze de 1667, cópia da original realizada em mármore pelo escultor italiano Carlone que se encontra em frente ao castelo de Wernstein.

Finalizada a cerimônia, Bento XVI se dirigiu à próxima Juden Platz, onde se encontra o monumento comemorativo do Holocausto judeu.