Durante o vôo que o conduziu esta manhã de Roma à capital austríaca, Viena, para empreender sua sétima visita apostólica fora da Itália, o Papa Bento XVI assinalou aos jornalistas que "vou a Áustria para confirmar às pessoas na fé porque hoje temos necessidade de Deus e uma vida sem Deus é uma vida sem orientação".

"O relativismo relativiza tudo; o bem e o mal já não são distinguíveis. Devo ressaltar que temos necessidade de Cristo", adicionou a respeito o Santo Padre em diálogo informal com os homens e mulheres de imprensa que o acompanhavam na aeronave.

O Santo Padre destacou que a sua "não será uma viagem política, mas sim uma peregrinação" com a intenção de confirmar os austríacos "no conhecimento de suas raízes cristãs".

Perguntado sobre as dificuldades de afronta a Igreja na Áustria nos últimos tempos, o Pontífice agradeceu "a todos aqueles que nestes anos sofreu e que nestes tempos difíceis permaneceram fiéis à Igreja e que reconheceram o rosto de Cristo". "Graças a todos eles, laicos e religiosos", acrescentou.

Ao referir-se a sua próxima visita ao Memorial pelas vítimas austríacas do Holocausto judeu na Juden Platz de Viena, o Papa assinalou que deseja expressar "a tristeza, o arrependimento e a amizade com os amigos judeus para seguir adiante no diálogo".

Se desejar mais informação da viagem do Papa Bento XVI, acesse: http://www.aciprensa.com/benedictoxvi/viajes/austria07/index.html