Uma comissão de bispos, nomeada depois de uma reunião entre a Presidência da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) e outros prelados, analisará a reforma constitucional apresentada pelo Presidente Hugo Chávez e preparará o rascunho de uma mensagem que será dirigido ao povo venezuelano.

A comissão está integrada pelo Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino; os Arcebispos de Cumaná, Dom Diego Padrón; e de Valência, Dom Reinaldo Del Prette Lissot; assim como o Bispo de San Carlos, Dom Jesús Zárraga.

"É importante que todos os venezuelanos, de todos os setores e de todas as ideologias, participem do debate, e estudem a fundo as mudanças sugeridas, a fim de que a Constituição Nacional seja um tratado de paz para o país, e não uma declaração de guerra", expressaram em conferência de imprensa.

Nesse sentido, reafirmaram a necessidade de "um verdadeiro diálogo nacional sobre este assunto de tanta transcendência para o futuro do país, e que se ouçam e respeitem as opiniões de todos"; já que, insistiram, a Carta Magna não deve ser para um grupo em particular, mas sim para todos os cidadãos.

Nos últimos dias, ante a polarização que vive o país a causa do propósito de Chávez de implantar seu projeto socialista, diversos bispos insistiram na necessidade de um diálogo que permita convergir às distintas posturas, mas sempre dentro do respeito aos direitos fundamentais das pessoas, como a liberdade de expressão, e acordar com o sistema democrático.