Uma réplica da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, a única na Europa de uma série numerada em comemoração a padroeira do Brasil, uma procissão levará ao altar da Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, onde se encontra o Menino Jesus de Praga, na República Tcheca.

Em comunicado, nesta quarta-feira, do Santuário Nacional e Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, a imagem no dia 11 de setembro de Aparecida do Norte (São Paulo – Brasil) irá à Praga em uma peregrinação liderada pelo arcebispo Raymundo Damasceno.

Está previsto para o dia 17 de setembro um ato religioso presidido por Dom Damasceno e o Cardeal tcheco Miloslav Vlk, onde a imagem da Virgem ‘Morena’ será colocada junto ao altar do Menino Jesus de Praga.

Os porta-vozes de Aparecida informaram que estarão presentes a primeira dama da Republica Tcheca, Livia Klausová, e o ministro das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg.

O embaixador brasileiro na República Tcheca, Affonso Massot, lançou esta iniciativa pois muitos brasileiros vivem na Europa e visitam anualmente o Menino Jesus de Praga. Além de contar com o aval da Igreja Católica, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o Instituto Arruda Botelho, também apoiaram a iniciativa.

Uma caravana partirá de Aparecida e irá até Guaratinguetá (SP), e então levada em avião para Natal (Rio Grande do Norte - Brasil). Após uma procissão e missa em Natal, a peregrinação irá para Praga, chegando lá no dia 13 de setembro, onde estará exposta por 4 dias até a cerimônia religiosa no dia 17.

Nossa Senhora de Aparecida se tornou padroeira do Brasil em 1717 depois que em Porto do Itaguaçu, onde 3 pescadores, em um dia não se conseguia pescar nada, encheram as redes de peixe depois de encontrar a imagem de terracota, com 39cm, sem cabeça da Virgem Maria. Ao lançarem a rede novamente, recuperaram a cabeça que faltava a imagem, que por sua aparição misteriosa recebeu o nome popular de ‘Aparecida’.

No ano 1930 e depois de terem edificado um templo em sua honra há mais de 2 séculos, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora de Aparecida como Padroeira do Brasil, tendo como data de celebração o dia 12 de outubro, feriado nacional no Brasil.