O Papa Bento XVI e o Presidente de Israel, Shimon Peres tiveram, nesta manhã, um encontro em Castel Gandolfo onde concordaram com a necessidade de que israelenses e palestinos obtenham o estabelecimento da paz pondo fim a uma "crise que dura 60 anos e que segue semeando luto e destruição".

O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou através de um comunicado que durante a conversa de 35 minutos ambas as personalidades trocaram informação "sobre o recente reatamento dos contatos entre israelenses e palestinos para restabelecer a paz na Terra Santa, respeitando as Resoluções das Nações Unidas e os Acordos alcançados até agora".

"Auspiciou-se –continua a notificação vaticano– que no contexto internacional atual que parece ser particularmente favorável graças à Conferência Internacional programada para o próximo mês de novembro, cada uma das partes implicadas faça todos os esforços possíveis para responder às expectativas das populações, extenuadas por uma crise que dura 60 anos e que segue semeando luto e destruição".

Santa Sé e Israel

A Sala Stampa assinalou deste modo que o Santo Padre e o chefe do Estado de Israel –que ontem iniciou uma visita oficial na Itália– também abordaram o tema das relações entre o Estado de Israel e a Santa Sé".

A respeito, ambos manifestaram "o desejo de uma conclusão rápida das importantes negociações, ainda em curso, e da instauração de um diálogo constante entre as autoridades israelenses e as comunidades cristãs locais, de cara à participação plena destas últimas na construção do bem comum".

Neste contexto, o presidente israelense renovou "ao Santo Padre o convite a visitar a Terra Santa", informa a Santa Sé.

Ao término do encontro o Pontífice obsequiou ao Chefe de Estado de Israel a medalha pontifícia reservada aos presidentes. Por sua parte, Peres deu de presente ao Santo Padre uma obra original do famoso artista israelense Jacob Agam intitulada "Oração virtual pela reconciliação e a paz", um objeto semitransparente de 30 centímetros que segundo o ângulo em que é observado deixa ver uma cruz, uma meia-lua ou uma estrela de David.

Depois da entrevista no Palácio Apostólico da residência de verão do Pontífice, Peres sustentou uma reunião com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, em que também estavam presentes o Secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, e o Embaixador de Israel ante a Santa Sé, Oded Ben-Hur.

Esta é a segunda vez que o Papa Bento XVI recebe em audiência ao prêmio Nobel israelense. A precedente teve lugar no Vaticano em 6 de abril de 2006, mas é a primeira vez que recebe ao Chefe de Estado em sua condição de presidente.