Com Missas, peregrinações e outras atividades, milhões de pessoas em todo mundo recordaram a Beata Madre Teresa de Calcutá no décimo aniversário de seu trânsito à Casa do Pai.

Em Calcutá desde primeiras horas da manhã centenas de religiosas, voluntários e gente pobre dos subúrbios, chegaram até a tumba da religiosa com velas e flores. Na capela da comunidade da Missionárias da Caridade, o Arcebispo de Calcutá, Dom Lucas Sirkar, presidiu uma Missa. Além disso, membros de distintas religiões se reuniram para um serviço especial em honra a Beata

Cerca de 1.500 missionários e missionárias da Caridade chegaram até o Vaticano para participar da Audiência Geral, durante a qual o Papa Bento XVI recordou o exemplo da religiosa, a quem chamou "autêntica discípula de Cristo".

Do mesmo modo, celebraram-se Missas em países como a França, Itália, Kosovo, Estados Unidos, México, Argentina e Peru.

Em Lima, o Cardeal Juan Luis Cipriani celebrou uma Missa no Lar da Paz das Missionárias da Caridade, durante a qual recordou que a Beata Madre Teresa de Calcutá viu em cada criatura a Cristo e por esta razão tratou a todos com a mesma dignidade, especialmente aos abandonados e doentes. "Todo esse amor, essa luz, esse fazer impossíveis e essa esperança dela brotou de seu amor a Deus", disse.

Em Skopje, sua cidade natal e atual capital da Macedônia, celebraram-se atos comemorativos, uma sessão especial no Parlamento e uma Missa. Centenas visitaram a estátua de bronze de dois metros de altura que a representa em sua terra natal.

Em Madri, as Missionárias da Caridade participaram de uma Missa solene junto com os voluntários que trabalham em suas obras e tiveram uma singela festa como os doentes que cuidam. Na quinta-feira, 13 de setembro, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco, presidirá uma Eucaristia comemorativa na igreja São Fulgencio e São Bernardo.

Madre Teresa nasceu em 26 de agosto de 1910 em Skopje e perdeu a seu pai quando tinha 8 anos de idade. Sua família atravessou uma precária situação econômica. Aos 18 anos se fez missionária das Irmãs de Loreto e chegou à Índia, onde em 1946 decidiu fundar às Missionárias da Caridade para dedicar-se às pessoas mais necessitadas, os mais pobres de entre os pobres.