O Papa Bento XVI recordou que as raízes comuns dos cristãos são mais profundas que as divisões existentes, em uma recente mensagem enviada aos participantes na 3° Assembléia Ecumênica Européia, que se realiza em Sibiu (Romênia).

Na missiva, o Pontífice pede para "criar espaços de encontro para a unidade na legítima diversidade" para que "em uma atmosfera de confiança recíproca e conscientes de que nossas raízes comuns são muito mais profundas que nossas divisões" seja possível "superar uma falsa auto-suficiência e as diferenças, experimentando espiritualmente o fundamento comum de nossa fé".

Bento XVI indica em sua carta que para o diálogo ecumênico é necessário "o diálogo da verdade e o encontro no sinal da fraternidade" que "necessitam ao ecumenismo espiritual como fundamento".

"A oração pela unidade representa o caminho real através do ecumenismo. Permite aos cristãos da Europa ver com olhos novos a Cristo e a unidade de sua Igreja" e os "faz capazes de confrontar com coragem já seja as lembranças dolorosas dos quais não se livra a história européia, ou os problemas sociais na era do relativismo que hoje é longamente predominante", precisa o Papa.

"Em cada época os homens e as mulheres de oração" foram "os principais construtores da reconciliação e a unidade", demarca.

"Nós, os cristãos, devemos ser responsáveis pela tarefa que nos confiou", quer dizer "levar a Europa e ao mundo a voz" de Cristo, prossegue o Santo Padre. "É nossa tarefa, então, fazer resplandecer a luz de Cristo diante dos homens e mulheres de hoje: Não nossa própria luz mas sim a do Senhor", conclui o Papa.

O evento, convocado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa e a Conferência das Igrejas da Europa, tem como lema "A luz de Cristo resplandece sobre todos os homens. A esperança da renovação e da unidade na Europa".