A Conferência Episcopal Chilena (CECH) assinalou que "em semanas passadas se deu ampla difusão, com características de escândalo, a um artigo publicado no Brasil, que responsabilizava o Cardeal Errázuriz de ter modificado em muitos lugares o documento emanado da Conferência de Aparecida, e de ter entregado ao Santo Padre Bento XVI um documento adulterado. Nada mais falso que esta acusação".

Em um documento datado de 3 de setembro e lido no domingo passado pelo Bispo Auxiliar de Santiago e Secretário Geral da CECH, Dom Cristián Contreras Villarroel, o Episcopado chileno afirmou que o Documento conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, celebrada no Santuário Mariano de Aparecida no Brasil e que fora entregue ao Santo Padre para sua revisão e aprovação, "contém as correções normais que não alcançou a realizar a própria Assembléia; revisão que sempre se faz".

"São correções de pontuação, ortografia e entrevistas, como também algumas melhorias de redação. Essa tarefa foi realizada pela Secretaria Geral do CELAM, sem alterar em nada o conteúdo dos parágrafos aprovados pela Assembléia", explicou.

"Tratando-se de um documento tão relevante para toda a Igreja, antes de sua difusão lhe entrega ao Papa, de modo que possa pedir a colaboração dos Dicasterios da Santa Sé, especialistas nas diferentes matérias. Normalmente estes postulam algumas modificações ao texto, a fim de evitar formulações imprecisas ou pouco compreensíveis. Às vezes também enriqueceram algum tema", indicaram os prelados na mensagem intitulada "O Documento de Aparecida".

Na missiva lida na reunião realizada com o clero de Santiago na Catedral desta cidade pelo aniversário do Arcebispo de Santiago, os bispos expressaram sua "solidariedade e proximidade espiritual ao Cardeal Errázuriz" e agradecem "tudo o que fez para a realização da V Assembléia Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, abrindo um amplo espaço de participação e confiança, que convidava a trabalhar em profunda comunhão".

"Por tanta graça que Deus nos deu de presente por ocasião da celebração da Conferência de Aparecida, não podemos menos que agradecer. Oramos para que o renovado Pentecostes que foi a Conferência de Aparecida, desde sua gestação, em sua preparação e em sua celebração, proporcione os frutos que encomendamos à intercessão da Maria Santíssima, ante Deus, nosso Pai", concluem os prelados chilenos.

A declaração leva a assinatura do Presidente da CECH, Dom Alejandro Goic; o Vice-presidente da CECH, Dom Gonzalo Duarte, o Arcebispo de Conceição, Dom Ricardo Ezzati; e o Secretário Geral da CECH, Dom Cristián Contreras Villaroel.