Sóror Nirmala, Superiora Geral das Missionárias da Caridade, assegurou que a publicação de dezenas de cartas de Madre Teresa de Calcutá -algumas das quais narram sua experiência de "deserto espiritual"- permite aproximar-se da grandeza da beata e sua profunda sede de Deus.

"As irmãs se surpreenderam, eu me surpreendi ao inteirar-nos de como sofreu em sua sede de Deus. Ela sofreu, mas tinha uma máscara de gozo misterioso que vem apenas da entrega absoluta a Deus", explicou a religiosa ao comentar a publicação do livro "Madre Teresa: Vêem, seja minha luz" que recolhe 40 comovedoras missivas da beata.

O livro foi editado pelo postulador da causa da religiosa, o sacerdote Brian Kolodiejchuk, e foi publicado ontem.

As cartas estão dirigidas a suas companheiras e superiores durante 66 anos de sua vida e abordam distintos aspectos. Entretanto, chamaram a atenção daquelas cartas nas quais Madre Teresa revela que durante 40 anos não sentia a presença de Deus.

Conforme explicou Sóror Nirmala, logo que alguns meios -como a revista Time- publicaram há algumas semanas extratos do livro apresentando-os como "dúvidas de fé" da beata, várias religiosas de sua congregação lhe fizeram perguntas.

"Entenderam que embora os pensamentos de que Deus tivesse abandonado-a passaram por sua mente, ela nunca rechaçou Deus, tal era sua sede de Deus, tal era sua grandeza", afirmou a superiora em declarações à agência Reuters.

Para Sóror Nirmala, "suas cartas são inspiradoras e nos inspiraram a seguir com o bom trabalho". A religiosa sucedeu Madre Teresa em 1997, seis meses antes de sua morte.

Em uma das cartas, escrita em 1979, Madre Teresa escreveu que "o silêncio é tão grande que olho e não vejo, ouço e não escuto. A língua se move na oração mas não fala".

"A primeira vez que li algumas de suas cartas sobre este tema, surpreendeu-me que tenha vivido tudo isto e não soubemos. Imediatamente acreditei que ela era uma grande Santa, porque viveu como Jesus na cruz", sustentou Sóror Nirmala.

"Ele (Jesus) sentiu o mesmo, o abandono do Pai. A Madre também se sentiu abandonada pelo Pai, mas não deixou de acreditar n'Ele, não deixou de amá-lo, não deixou de fazer sua vontade", adicionou a religiosa.

O autor do livro declarou esta semana à agência Zenit que "ninguém tinha idéia de sua vida interior porque seus diretores espirituais retiveram estas cartas. Estas cartas foram descobertas quando começamos a procurar documentos para sua causa" de beatificação.

Para escutar um ponto de vista sobre as cartas de Madre Teresa, acesse: http://www.acinews.net/mp3/puntodevista/puntodevista29agt07-