O Arcebispo da Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, indicou que a possibilidade de que seja mediador no conflito entre La Paz e Sucre (Chuquisaca), pelo capitalismo do país, dependerá de "se a outra parte (o Governo), considera-o oportuno".

Depois de expressar que o Papa Bento XVI espera que o desejo boliviano pela paz se imponha à violência, o Cardeal disse que "quanto ao de Sucre, eu recebi uma carta e a li, e tem que esperar se a outra parte o considera oportuno, porque essa é a forma. Nós podemos escutar um e em seguida temos que escutar os outros", em relação à carta em que o presidente do Comitê Interinstitucional de Chuquisaca, Jaime Barrón, pede-lhe intervir para evitar atos de violência no país.

antes de partir para a Argentina, o Cardeal informou que encarregou ao Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom Jesús Juárez, que "veja se houver esta perspectiva" em que Igreja seria mediadora no conflito; ao mesmo tempo em que afirmou que o problema entre ambas as cidades requer mediadores técnicos.

"Não entro eu na mediação técnica, não me corresponde; mas me corresponde pedir, solicitar, rogar e, às vezes também, mandar em nome da fé a que nos encontremos e saibamos dialogar; a que saibamos realmente pôr aquelas idéias que são para o bem comum em comparação das outras e encontrar o melhor", esclareceu.

Do mesmo modo, o Cardeal chamou a não jogar a culpa em Deus pelos conflitos, já que estes "não caíram do céu". "Os conflitos foram criados aqui, os conflitos têm que ser resolvidos nos lugares onde estão os conflitos, para que todos os que estão ali envolvidos saibam dizer também sua palavra e saibam fazer compromissos renovados para renovar a vida de nossa pátria", expressou.

Durante a coletiva de imprensa, o Cardeal Terrazas também pediu a todos para criarem um clima de tranqüilidade, porque é lamentável que embora falemos de querer viver melhor, "os sinais são que vamos de mal a pior".

Finalmente, o Arcebispo de Santa Cruz transmitiu o pedido do Papa Bento XVI para que "não nos esqueçamos do dialogo", porque a guerra e a violência não solucionam os problemas do povo, mas sim somente os problemas econômicos dos promotores da violência.

CEB emite mensagem

Por outro lado, em uma mensagem assinada por Dom Jesús Juárez, os bispos da Bolívia exortaram à população "a redobrar esforços para encontrar espaços de pacífica convivência, desenvolvimento e justiça, em um marco de liberdade e democracia".

Sobre o conflito entre La Paz e Sucre, os bispos chamaram a "recuperar a serenidade e debater o tema com outros ânimos", porque do contrário se "ameaça seriamente a unidade entre bolivianos".

As declarações completas do Cardeal Terrazas, em espanhol, se encontram em: http://www.iglesia.org.bo/sitio/informaciones/index_noticia.php?id=455 A mensagem completa dos bispos, em espanhol, pode ser lida em: http://www.iglesia.org.bo/sitio/informaciones/index_noticia.php?id=456