A Santa Sé publicou a mensagem que o Papa Bento XVI dirigiu ao Prior Geral da Ordem dos Irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo, Padre Joseph Chalmers, por ocasião da realização do Capítulo Geral que se celebra neste mês.

A mensagem, com data de 14 de agosto, o Santo Padre assinala que o tema que reúne ao Capítulo, "In obsequio Jesu Christi. Comunidade orante e profética em um mundo que muda" ressalta "o estilo peculiar com o qual a Ordem do Carmelo trata de responder ao amor de Deus por meio de uma vida cheia de oração, fraternidade e espírito profético".

"Os primeiros carmelitas chegaram ao Monte Carmelo porque acreditavam no amor de Deus que tinha amado tanto ao mundo que deu a seu Filho unigênito (Jo 3, 16)", assinala o Santo Padre em sua missiva e adiciona que "eles, acolhendo o senhorio de Cristo sobre sua vidas, fizeram-se disponíveis para ser transformados por seu amor. É esta a opção de fundo que todo cristão deve fazer".

"Ressaltava-o em minha primeira encíclica: ‘Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas sim pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva’ (Deus caritas est, 1). Se este desafio valer para o cristão, quanto mais deve sentir-se interpelado o carmelita, cuja vocação é a ascensão ao monte da perfeição!", destaca.

Ao final da mensagem, o Pontífice invoca "sobre toda a Família carmelitana a abundância dos dons de um renovado Pentecostes que acrescente nela o zelo pelo Senhor" e ministra de coração a todos, especialmente os participantes no Capítulo, a Bênção Apostólica.