O Arcebispado de Valência publicou suas prioridades pastorais 2007-2008 onde destaca a "centralidade da Eucaristia na vida da comunidade cristã" e a transmissão da fé aos mais jovens da família.

Abordando o tema da Eucaristia a publicação propõe que "entre as várias Missas de domingo" oficie-se "uma celebração eucarística solene com participação de todos os membros da comunidade, convidando especialmente às famílias", além disso pede que as paróquias divulguem aos fiéis "os pontos mais importantes da exortação apostólica Sacramentum Caritatis".

Outra das prioridades que destaca o documento é a "transmissão da fé às gerações mais jovens" e expõe que nas paróquias "uma vez ao mês" os catequistas tenham um espaço de formação "procurando que um sacerdote acompanhe ao grupo com o passar do curso em sua espiritualidade e formação".

O documento põe especial ênfase nas famílias e sugere que sejam lugares onde "se viva e transmita a ". Além disso se recomenda às paróquias e colégios católicos que promovam "encontros de pais e mães para favorecer sua implicação na transmissão da fé e para estudar os conteúdos mais relevantes da pastoral familiar".

Ao solicitar às famílias que se comprometam na educação cristã pois muitas crianças começam a catequese "sem uma vivencia prévia da fé", propõe às paróquias aplicar as mensagens que deu o Papa Bento XVI no 5° Encontro Mundial das Famílias, celebrado em julho de 2006 em Valência, pois "constitui por si mesmo um programa de pastoral familiar".

Logo depois de assinalar a importância dos pais "no processo de iniciação dos filhos na vida cristã", assegura que esta tarefa "implica a todos os membros da Igreja" sobre todos em favorecer a assistência aos sacramentos ante "a pouca valorização que manifestam alguns cristãos" de "a celebração da Eucaristia dominical" ou a "desvalorização do sacramento da Confirmação por parte de adolescentes e jovens".