O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, recordou que todo "jovem e todo homem, toda pessoa que se empapa de Cristo se converte em uma testemunha excepcional d'Ele e de uma vez o que o vê comprova que é um modelo que merece a pena viver".

Ao refletir sobre a audiência que o Papa Bento XVI concedeu aos participantes da Missão Jovem de Madri no dia 9 de agosto, o Cardeal disse que o Santo Padre animou os jovens da Missão Jovem "a seguir na missão empreendida" pois evangelizando "eles mesmos se convertiam em outros Cristos".

Depois de comentar que foram a Roma "com o ânimo de continuar a Missão no ano que vem, aprofundando e se aprofundando no conteúdo e sentido da mesma", o Cardeal Rouco animou aos jovens a "continuar anunciando ao Senhor em Madri, porque há muitos jovens que ainda tem que chegar a primeira notícia da Missão", pois este é um dos frutos do encontro com o Papa.

O Cardeal assinalou que "os que viveram a Missão mais diretamente se sentiam impulsionados ao que lhes dizia o Papa, a voltar a descobrir e aprofundar o tratamento com Cristo. Deixar que Sua vida entre em contato direto com sua vida, essa espécie de necessidade, que os clássicos chamavam a vida interior, a vida espiritual, a vida cristã, vivida do mais profundo do coração da pessoa".

Em seguida afirmou que "nestes momentos da vida, quando é jovem, está procurando o caminho, que te leve por caminhos e vias que a façam plena". "São expressões às vezes egoístas, mas quando vêm do encontro com o Senhor se transformam em uma fórmula de viver que é o amor, e da entrega", acrescentou.

"Quiséssemos sobre tudo que as famílias dos jovens, também os matrimônios e as famílias jovens, unissem-se à Missão. Eu acredito que ao jovem pode levar a Cristo de uma forma individual, por grupos de afinidades, universitários, na paróquia, mas também através desse encontro do jovem e da jovem, no amor humano, que em seguida se converte em amor matrimonial e de família", concluiu o Cardeal.