O Arcebispo de Corrientes, Dom Salvador Castagna, questionou os católicos que "defendem o aborto, destroem o matrimônio com pérfidos substitutos, relativizam a moral sexual e aumenta a marginalidade injusta da pobreza".

Em seu habitual discurso breve radial dominical, o Prelado explicou que "a sociedade cristã e mariana experimenta a debilidade da fé, que entende professar, quando deve acomodar o comportamento cotidiano ao conteúdo de seu credo".

"O mal obrar indica um coração mau, necessitado de redenção. Jesus adverte que os homens não entendem uma motivação que não seja a conveniência e o bom parecer", disse.

Para o Arcebispo, "o homem tem capacidade de fazer planos, mas não procede dele essa capacidade, mas sim a dá seu criador ao lhe outorgar o dom admirável da vida", por isso é que considera que "lhe corresponde o consentimento, verdadeiro exercício da liberdade. Sem conhecer Deus, sem ter estabelecido uma relação pessoal com Ele, a atividade livre será um desvario irrefreável e catastrófico".

A mencionada situação, comprova-se diariamente "em cada acontecimento e em cada decisão de comandar –ao arbítrio de qualquer– o difícil leme da história". Para Dom Castagna, "estragam-se as melhores possibilidades por não apontar com acerto a acordos sábios e austeros" se sabe que todos tentam peregrinar "para a verdade" e que terá que fazê-lo juntos.

"Procurar o bem comum é procurar o bem de todos, mas para isso é preciso estabelecer, em uma generosa aproximação, de qual bem se fala", sustentou o Prelado correntino. "Com uma linguagem ou com outra se impõe identificá-lo e outorgar um consentimento que supere particularismos e se ajuste à coerência do pensamento compartilhado cordialmente", disse.

"É preciso manter o rumo, docilmente rendidos à condução da palavra divina e do testemunho esclarecedor das grandes testemunhas da fé" já que "a perseverança purifica os corações fieis e facilita a chegada ao amor e à verdade, para isso se deve produzir a convicção humilde de que o Espírito de Deus obra calado. As provas e tentações adquirem formas variadas e podem chegar a fatigar o ânimo mais valente".