O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, animou aos salvadorenhos sem documentação nos Estados Unidos a aproveitar a prorrogação do Status de Proteção Temporário (TPS, por suas siglas em inglês), outorgada pelo Governo de tal país, uma vez que exortou às autoridades americanas a aprovar uma reforma migratória justa para os milhões de ilegais.

O TPS é um benefício outorgado pelos Estados Unidos depois dos terremotos que golpearam o país em 2000 e 2001. A prorrogação concedida é por 18 meses e contará a partir de 9 de setembro. O processo de re-inscrição é até 22 de outubro. Segundo fontes da chancelaria, cerca de 234 mil salvadorenhos se beneficiam do TPS.

Por outro lado, o Prelado também pediu aos Estados Unidos elaborar leis migratórias que beneficiem milhões de imigrantes que chegam de distintos países.

"Em primeiro lugar, todos somos irmãos e devemos nos ajudar porque somos uma grande família, e especialmente nos Estados Unidos, que é um povo de imigrantes. Eles mesmos (as autoridades) necessitaram a boa acolhida dos que estavam antes que chegassem seus parentes, possivelmente faz um século ou dois", assinalou, e indicou que por isso "deveriam ser mais pormenorizados para as novas migrações e dar facilidades".

Dom Sáenz Lacalle chamou a refletir sobre "o drama que vivido pelas pessoas imigrantes, em especial as famílias que se desintegram por causa da migração forçada, obrigadas a procurar melhores oportunidades de vida em outros países". Também informou que estão preparando sacerdotes para irem viver nos Estados Unidos e assim atenderem pastoralmente às diversas comunidades salvadorenhas.